quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Aula 1 - Exercício 4 - Contexto do Ambiente de Implementação da Pesquisa

Aula 1 - Atividade 4
1.     Identifique o Perfil do Contexto do seu Ambiente de Implementação Alvo
2.     Sugerido para a Data: 7/10/16
3.     A fim de implementar a tecnologia com sucesso, você precisa explorar e compreender o seu ambiente de destino, que também chamaremos de seu contexto de implementação. Introduza o contexto de implementação que você deseja usar para o seu projeto, criando um perfil que descreva e clarifique as suas características importantes. O seu perfil pode ser real ou hipotético (mas fundamentado no mundo real). Você pode ser o executor real, ou você pode estar projetando um plano que outros irão implementar. E caso você não possa facilmente identificar um contexto de implementação? Temos algumas ideias que podem ajudar, veja no final do texto, itens 14 e 15.
4.     Mesmo que você trabalhe em uma escola (ou em outro ambiente educacional) e tenha uma boa compreensão do seu ambiente de destino, considere conversar informalmente com as partes interessadas, se possível. Isso poderá ajudá-lo a compreender aspectos do ambiente de destino dos quais você desconhecia anteriormente.
5.     Para a entrega: Você pode usar qualquer formato que você goste, mas mantenha-o o mais conciso possível. Se for um curto vídeo, ou uma apresentação de áudio funciona para você, ótimo. A comunicação visual pode ser muito poderosa; considere a criação de diagramas visuais ou outros elementos gráficos para explicar os seus pensamentos.
6.     Conte-nos sobre o seu ambiente de destino. Este perfil deve incluir os alunos (alunos) que irão utilizar a tecnologia (idade, outras características importantes, como nível de experiência em áreas relevantes), o local (sala de aula, etc.), professores, facilitadores, comentários sobre os recursos disponíveis, etc. Poderia também incluir fatores como o processo de compra (se conhecido) ou a cultura institucional. Se você optar por entrevistar informalmente alguém para mais informações, não publique qualquer informação de identificação sobre essa pessoa. Também pode ser apropriado e desejável usar um pseudônimo ou nome alternativo para as escolas, locais de trabalho, etc.
7.     Ajude-nos a entender sobre uma das partes chave interessada. Talvez seja o professor a implementar a tecnologia. Talvez possa ser um estudante que irá fornecer suporte técnico. Talvez seja um treinador (coach) de tecnologia instrucional que irá certificar-se que a implementação prossegue sem problemas.
8.     Explicar o porquê do potencial para a tecnologia a ser implementada neste contexto. Identificar seu alvo de dificuldade. Qual é a necessidade? Existe um vazio que você está tentando preencher? Você está tentando ajudar com diferenciação? Você acha que o uso de tecnologia pode fazer uma aula, lição ou tópico, mais poderoso ou relevante para os estudantes?
9.     Nota: Você não precisa dizer o qual a tecnologia que você está interessado em implementar; você pode não saber ainda. Além disso, a aula 2 pode mudar as suas opções.
10.  Antes de você postara a sua tarefa, certifique-se de que você tem:
11.  Tenha atingido as solicitações da tarefa. Isso significa que você respondeu a todas as perguntas apresentadas acima, etc.
12.  Feito seu post claro e legível. Use títulos ao editar o seu trabalho.
13.  Feito o link de seu trabalho corretamente. O link vai para o lugar correto e seu trabalho é visível.
14.  E se você não puder facilmente identificar um contexto de implementação? Existem vários caminhos para a construção de um perfil. Se você estiver interessado em ensino básico, pode falar com o pai de uma criança na escola. Descubra como é a sala de aula e como é a escola. Você também pode entrevistar informalmente um professor ou um líder. Se você estiver interessado em alunos adultos, considere falar com um administrador ou um instrutor em uma faculdade local. Para ambientes corporativos, entrevistar informalmente um empregado envolvido na educação ou formação. Para todas as situações mencionadas, veja se você pode descobrir se a tecnologia já está sendo usada no ambiente. Se assim for, tente falar com quem implementou. Não há nenhuma exigência para entrevista. Se você escolher entrevistar informalmente alguém, não poste qualquer informação que possa identificar essa pessoa. Também pode ser apropriado e desejável usar um pseudônimo ou nome alternativo para as escolas, locais de trabalho, etc.
Se você estiver tendo dificuldades, use uma escola (ou outra configuração relevante) que você atendeu ou teve experiências, apesar de reconhecermos que a memória não é perfeita. Você pode ter que presumir ou preencher alguns detalhes. Além disso, temos um público de alunos em nosso curso que pode nos ajudar com essa tarefa. Esperamos que alguns professores irão concordar em conversar com os participantes sobre a escola onde trabalham (ou trabalharam no passado). Os professores não precisarão fornecer o nome e a localização exata de sua escola ou até mesmo seus nomes reais, se eles não se sentirem que seja apropriado.
Perfil do Contexto do seu Ambiente de Implementação Alvo

A interdisciplinaridade tem sido amplamente discutida por educadores, embora tenha se tornado uma prática presente nos discursos de professores, na realidade ainda é um desafio. Considerando esta realidade, tenho como proposta definida em projeto de pesquisa, o planejamento e desenvolvimento de uma plataforma Web de Aprendizagem colaborativa como estratégia didático-pedagógica que possibilite a elaboração de aulas com uma abordagem interdisciplinar, por meio da colaboração e interação entre professores e alunos.

Meu ambiente de estudo é o Centro de Ensino Médio Tiradentes, Palmas, sendo somente 10% dos professores e dos alunos da Unidade de Ensino, tendo como um dos critérios de escolha a adesão ao projeto, pois considero que o envolvimento e a disponibilidade do público-alvo é fundamental para o sucesso da pesquisa.

Neste estudo, pretendo conhecer e analisar inicialmente como funciona o planejamento e sua a aplicação na prática docente dos professores do Centro de Ensino Médio Tiradentes, propor o uso de uma plataforma web de aprendizagem colaborativa no planejamento de aulas com uma abordagem interdisciplinar, a partir do uso de ferramentas já disponíveis no Portal do Professor do Ministério da Educação, analisar sua efetividade e aceitação, para posteriormente, projetar o desenvolvimento de uma plataforma web para uso efetivo dos professores no Tocantins.

Entende-se que nesta sociedade em rede não se pode conceber uma educação com um ensino fragmentado e descontextualizado, pois é através dela que se busca compreender e interpretar essa nova realidade e, assim, inserir o educando de forma que ele possa entender o significado de sua função como ser humano, capaz de pensar e agir como cidadão crítico e reflexivo.     

Assim, torna-se fundamental a abordagem do ensino de forma interdisciplinar, não permitindo que as disciplinas se tornem “gavetas” como se fossem compartimento de conhecimentos, mas se concretizar dentro de um processo de interligação e de integração entre elas, formando uma rede globalizada onde o individuo possa buscar, interagir, planejar, refletir e colaborar, integrando o cotidiano com o saber escolar.

O Cem Tiradentes de Palmas é uma unidade de ensino criada em 20 de Novembro de 2001, escola bem centralizada em Palmas, e funciona nos três turnos. 

A Unidade de Ensino possui uma estrutura tecnológica melhor que de outras escolas da rede estadual de ensino: Um laboratório de informática equipado com 20 computadores, destes 16 são notebooks, 02 projetores multimídia e 01 lousa digital, sendo uma fixa e 01 móvel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário