sábado, 8 de outubro de 2016

Aula 1 - Exercício 1


      1.Existe alguma tecnologia educacional que você está especialmente interessado? Talvez você possa ter utilizado como aluno ou professor. Talvez você tenha lido sobre ela, e você pensa que é uma ferramenta de grande potencial para aprendizagem.
      1.1 Poste o nome de sua tecnologia como título (Exemplo: iCivics)
      1.2 Explique brevemente a tecnologia, o público alvo, e como ela fomenta a aprendizagem. Também, considere: essa tecnologia tem a intensão de ser usada para educação? Pode ser hardware, software, ou outra. Se possível, link uma gravura ou outra informação adicional.
      1.3 Diga porque você acha uma boa ferramenta de educação ou ter potencial.

A TECNOLOGIA:


          O Portal do Professor, lançado em 2008, foi criado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, é uma plataforma virtual com recursos educacionais que visa fomentar a formação de professores de todo o Brasil na utilização de recursos multimídia em diferentes formatos, facilitar e dinamizar o trabalho do professor em sala de aula.
         Este portal é um espaço criado especialmente para o professor acessar sugestões de planos de aula, criar e compartilhar experiências, aulas individuais e/ou em grupo, baixar mídias de vários formatos, fazer parte de uma rede colaborativa de aprendizagem, interagir e compartilhar com professores de todo o Brasil por meio de fóruns e participar de cursos e blogs.
       O portal está estruturado em sete grandes áreas: i. Espaço da Aula; ii. Jornal; iii. Multimídia; iv. Cursos e Materiais; v. Colaboração; vi. Links; vii.  Visite Também.
      Bielschowsky1 e Prata2 (2010), apresentam as funcionalidades do Portal do Professor:
      
     Ele foi construído para oferecer aos integrantes do magistério o aperfeiçoamento cotidiano da prática educativa com o uso de TIC, por meio de um processo de ensino e aprendizagem mais significativo e contextualizado, etc. Não há a pretensão de se criar um modelo único de uso da tecnologia nem tampouco uma metodologia específica, uma vez que as escolas vivenciam situações muito diferenciadas, seja quanto à formação dos professores, seja quanto às condições físicas e sociais das escolas.

          De acordo com os autores o portal educacional traz oportunidades de melhorias dos trabalhos em sala de aula por meio do aperfeiçoamento da prática dos professores.
       Levy (2003, p.29) cria um novo conceito, o de Inteligência Coletiva. Para ele “Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade. O Portal é uma ferramenta que se encontra no ciberespaço, ou seja, é um ambiente propicio para que aconteça a inteligência coletiva entre professores consumidores/produtores de conteúdos.

PÚBLICO ALVO: Professores de todo níveis e modalidades de ensino.

FOMENTO À APRENDIZAGEM

        O Portal do Professor do MEC possibilita a formação e a troca de experiências entre os professores de todo o Brasil por meio das ferramentas que a plataforma virtual oferece.
             No espaço “Minhas aulas” o professor cria suas aulas individual e coletivamente, emite opiniões e dá novas ideias colaborando com outros professores, podendo dessa forma, criar aulas interdisciplinares. Outra ferramenta que fomenta a aprendizagem e a interação entre os professores é o espaço “Colaboração”, onde várias temáticas sobre educação são discutidas nas categorias do fórum.

     FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM: 

      Considero o Portal do Professor uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem de professores, pois oportuniza o crescimento profissional dessa categoria e para o aluno, o acesso a conteúdos mais dinâmicos e próximos de suas necessidades.
         O Portal facilita a vida do professor, pois reúne em um só ambiente na web um conjunto de recursos: multimídia (vídeos, áudios, animações, simulações, imagens, outros); interação e comunicação (fóruns, blogs, chat, outros); acesso às informações e materiais de (cursos, links, materiais de estudo, notícias educacionais e aulas) e ferramenta colaborativa para criação de sugestões de aulas.

     FONTES:

 PORTAL DO PROFESSOR – Reflexões Pedagógicas, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/orientacao_criando_aula.pdf, acesso em 08 de outubro de 2016.
   BIELSCHOWSKY, C. E.; PRATA, C. L. Portal Educacional do Professor do Brasil, disponível em:
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013441.pdf, acesso em 08 de outubro de 2016.



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